Campanha desafia brasileiros a reduzirem o uso de plástico descartável
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participa da mobilização mundial para a redução e eliminação da poluição por plásticos. Com o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes, o esforço global pela redução desse tipo de resíduo é mais que urgente.
-
Foto: Cristian Palmer | Unsplash
Neste ano, com o tema “Um por Todos e Todos por Zero”, várias marcas se uniram para criar a Liga Zero Descartável e propor um desafio principal aos brasileiros de Norte a Sul do país, além de várias iniciativas voltadas para a conscientização sobre a redução da poluição por plástico, especialmente os de uso único.
A campanha brasileira é braço do movimento mundial #JulhoSemPlástico, organizado em vários países.

Desafio e reflexão
Considerando a necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus e, ainda, a necessidade de as pessoas ficarem mais tempo em suas casas, o desafio principal será o “Plástico Social”,que se resume em propor ao público que junte todo o plástico utilizado durante os 31 dias desse mês.
A intenção do desafio é fazer com que cada indivíduo ou família possa refletir sobre a necessidade do uso de cada item e reflita sobre como promover a sua eliminação, substituição ou, ao menos, a redução do seu uso.
-
Foto: Karina Tess | Unsplash
“Durante um mês, pessoas e empresas serão desafiados a acondicionar todo o plástico gerado, para visualizar a quantidade deste resíduo que geram. A ideia é que quem participar do desafio possa entender qual porcentagem dos plásticos gerados de fato é reciclável e o quanto não é reciclável. Além disso, entender o quanto seu resíduo plástico auxilia na renda de cooperativas de reciclagem, entendendo o valor que esse resíduo possui”, explica Jessica Pertile, da empresa Beegreen, integrante da Liga.
Julho sem plástico – cada semana uma missão

A Liga Zero Descartável 2020 também propõe o cumprimento de missões semanais, com tarefas possíveis de serem executadas por quem quer contribuir com um mundo com menos plástico. Também serão organizadas lives diárias nas redes sociais da Liga e de seus apoiadores, abordando temas e assuntos afins ao objetivo da campanha.
“Além disso, durante todo o mês, serão compartilhados nas mídias sociais da Liga e das marcas realizadoras, conteúdos e informações sobre a necessidade de olhar para o problema da poluição por plásticos, mostrando soluções executáveis para uma mudança de hábitos definitiva”, informa Viviane Noda, do PorQueNão? Mídia, também integrante da Liga.
-
Foto: Divulgação -
Foto: maria Ilves | Unsplash -
Foto: Markus Spiske | Unsplash
Para participar do Desafio, das Missões Semanais e acompanhar as lives diárias, basta acompanhar as instruções que serão compartilhadas na Internet, nos perfis do Instagram da Liga e das marcas participantes:
- Beegreen – Sustentabilidade Urbana (@beegreenbr)
- Keep Eco – Embalagens Ecológicas (@keep.eco)
- Inspira Verde (@inspira.verde)
- Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil)
- Majuí Comunicação (@majuicomunica)
- Menos 1 Lixo (@menos1lixo)
- Meu Copo Eco (@meucopoeco)
- Mundo Sem Bitucas (@mundosembitucas)
- PorQueNão? (@porquenao.midia)
- eCycle – Sua Pegada Mais Leve (@portalecycle)
- Positiv.a (@positiv.a)
- Rastro Sustentabilidade (@rastro.eco.br)
- Route Brasil (@routebrasil)
- CicloVivo (@ciclovivo)
Sobre a Liga Zero Descartável 2020
A Liga é a união de instituições e marcas brasileiras que atuam rumo à uma sociedade com menos plástico descartáveis, evitando-os quando possível ou trocando por opções duráveis para reduzir a poluição global do meio ambiente, do ar, terra e água.
-
Foto: Pixabay
The post Campanha desafia brasileiros a reduzirem o uso de plástico descartável appeared first on CicloVivo.
Campanha desafia brasileiros a reduzirem o uso de plástico descartável Publicado primeiro em http://ciclovivo.com.br/
Comentários
Postar um comentário