Hábitos e alarmes no celular
Eu não sou uma pessoa muito fã de notificações. Detesto tecnologia me dizendo o que eu devo ou não fazer, olhar ou prestar atenção. No entanto, os alarmes do celular podem ser usados de maneira inteligente, como uma ferramenta proposital mesmo, e não no piloto automático.
Um uso que costumo fazer é para lembretes no próprio dia. Por exemplo, outro dia eu estava realizando um trabalho em uma empresa e precisei usar minha extensão no fundo da sala. Com certeza eu acabaria esquecendo até o final do dia, ao arrumar as minhas coisas! Para não esquecer, coloquei um alarme no celular para 15 minutos depois do fim do treinamento, me lembrando de pegar. Eu acabei pegando antes de o alarme tocar, mas tê-lo programado me deu segurança para usar, sabendo que eu não esqueceria o negócio. Então eu sempre uso esse tipo de alarme como recurso inteligente, sob demanda.
Além, é claro, do despertador. Mas esse já é o uso comum que todo mundo faz.
Desde que eu comecei o blog eu uso um método para organizar a rotina da casa chamado FLY Lady. Aliás, o blog nasceu da minha vontade de traduzir e compartilhar o que eu estava implementando com sucesso tanto desse método quanto do GTD. Breve comentário: quando criei o blog, absolutamente ninguém falava sobre isso na Internet (o famoso “aqui era tudo mato”). Quando eu compartilhava coisas da FLY Lady, eu traduzia por conta própria os termos, não tinha referência naquela época. Lembro que algum dia eu comentei aqui que eu tinha traduzido o termo declutter para destralhar e uma pessoa ficou muito irritada comigo porque “até parece que foi você que traduziu esse termo, amiga”. Não sei se fui a primeira, mas na época não tenho nenhuma outra referência. Aliás, se você tiver, compartilha comigo aqui. Será um prazer consultar (metade de 2006). Obrigada.
O fato é que o método FLY Lady é um bom método para cuidados com a casa, mas criado para os Estados Unidos. Lá, cuidar da casa (e acho que a Martha Stewart teve todo um papel nisso) é quase uma religião. Existe toda a questão do american way of life, em que as esposas desempenhavam um papel importante, de gestão de uma casa e de uma família equilibradas (pelo menos por fora…). Mas, sinceramente, acho que o método evoluiu muito nesse sentido. Começou a ser personalizado para mulheres que trabalhavam fora. Enfim, deu uma gingada que era importante. Eu nunca deixei de usar. Aos poucos, fui personalizando com o método que estou criando (um trabalho autoral leva anos) com o Vida Organizada e eu compartilhei o início no meu livro “Casa Organizada” (2016).
Hoje, uso uma versão adaptada do método (como já faço há anos), mas se tem algo que eu aprendi com o próprio GTD é a importância de voltar ao método original de tempos em tempos. Se é um método, é porque o modo de fazer as coisas como ele propõe simplesmente funciona. Às vezes a gente acaba personalizando tanto que foge do core, da essência do negócio. Então voltar às origens sempre parece uma boa ideia, para mim.
Eu resolvi personalizar os meus alarmes do celular de acordo com o método FLY Lady.
Eles têm uma recorrência diária, mas quando vou trabalhar fora ou estou viajando, desabilito alguns deles que não conseguirei executar (alguns dá, mesmo fora de casa). Vou compartilhar neste post o que estou usando.
Esses são os meus alarmes da manhã.
Bem, eu sempre personalizo. Nem todos os dias eu acordo às 6h45, mas é o padrão. Quando for o caso, apenas mudo na noite anterior. A frase “sucesso é uma decisão” me ajuda a não apertar o snooze rsrs
O segundo alarme é para me lembrar de encher a moringa com água para deixar na mesa enquanto trabalho de manhã. Eu percebi que ficar lembrando o tempo todo de beber água é chato, mas deixar sempre o copo cheio do meu lado facilita dar uns golinhos ao longo do dia. E controlar com uma moringa de 1 litro também me ajuda a ver se bebi pelo menos 2 litros de água por dia (encho à tarde também).
O terceiro alarme (swish and swipe) é da FLY Lady, para lembrar de dar aquela geralzinha nas pias dos banheiros depois de escovar os dentes, de manhã. É um bom lembrete, porque às vezes eu esqueço, mesmo tendo isso no automático há anos.
Quando estou viajando ou em um compromisso externo, eu ajusto os alarmes para tocarem antes, enquanto ainda estiver em casa, ou simplesmente desabilito. O da água eu deixo, porque uso em qualquer lugar.
Costumo almoçar ao meio-dia, religiosamente, depois de implementar algumas mudanças na minha alimentação e na minha rotina de sono. Mas eu coloquei um lembrete para me lembrar de fazer algum tipo de exercício depois do almoço. Geralmente eu dou uma caminhada mas, se não der, faço uns 15 minutos de polichinelo, alongamento ou algo similar, onde quer que esteja.
(Acabei de ver que o alarme de água da tarde está com um errinho rs) Encho a garrafa de água para a parte da tarde.
Tem um lembrete para o meio da tarde para me lembrar de colocar uma carga de roupa para lavar, se eu estiver em casa. Geralmente eu coloco de manhã, antes de sair, quando vou trabalhar fora. Mas, se estiver em casa e ainda não tiver colocado, este é um bom lembrete que funciona. Hoje mesmo usei, hehe.
O lembrete às 16h45 sobre o jantar é excelente, porque muitas vezes meu marido vai preparar algo e eu mando uma mensagem para ele perguntando se ele já comprou tal coisa ou se precisa de algo. De qualquer maneira, é um bom lembrete. Mesmo planejando o menu semanalmente, é uma cutucada que me ajuda a pensar “opa, tá tudo certo”.
Eu simplesmente ADORO esse alarme do “onde estão seus sapatos?” da FLY Lady. Sabe, eu sou uma pessoa um pouco bagunceira com os sapatos (admito kkk). Porque aqui em casa a gente tem o costume de chegar e tirar os sapatos na porta para não circular com eles pela casa. Temos um local na entrada para eles, mas eu não gosto de deixar (permanecer) ali (senão no dia seguinte já chegam outros e acumulam, virando bagunça!). Por isso, ter esse lembrete é totalmente excelente porque me lembra de ir ali, pegar os benditos pares e guardar nos lugares certos, limpar se tiver necessidade (antes de guardar), enfim, é um lembrete certeiro.
Pia brilhando é um clássico FLY Lady. Não gosto de ir dormir com a louça suja. Geralmente meu marido lava mas, se por acaso não tiver lavado, eu lavo. E, se tiver lavado, dou aquela geral tirando restos de alimentos, limpando a cuba etc. Vale a pena. Não faço toooodo o procedimento que ela ensina para a pia brilhar, mas gosto do hábito de dormir com ela vazia e limpinha de modo geral.
Minha rotina noturna na verdade é um gatilho para ver a previsão do tempo, separar minha roupa para o dia seguinte, organizar a bolsa, tomar minhas vitaminas etc. Me ajuda a parar o que estou fazendo e ir cuidar disso, caso ainda não tenha feito.
Aliás, vale dizer que os lembretes são isso mesmo. Te lembram de coisas que você não quer ou não pode esquecer, mas muitos deles tocam quando você até já fez as atividades, o que mostra que elas já são bons hábitos incorporados na sua vida.
23h15 é meu horário de estar na cama para ler. Às vezes vou antes. Adoro esse alarme, porque ele me lembra que eu preciso descansar. E é isso.
Vale dizer que esses lembretes são enviados por e-mail quando você se cadastra no site do método. Eu achava os e-mails bem pentelhinhos, até perceber que o problema era o meio – e-mail não rolava, eu estava no trabalho. Colocar os alarmes no celular foi mais assertivo para mim.
Hábitos e alarmes no celular Publicado primeiro em https://vidaorganizada.com/
Comentários
Postar um comentário